23/05/2022

Como a robótica prepara o seu filho para o futuro?

A robótica educacional surgiu como uma alternativa ao modelo tradicional de estudo nas escolas, fazendo com que o aluno seja estimulado a colocar a mão na massa para realizar as atividades.

Ela aproxima os estudantes da tecnologia, ensinando conceitos de programação, elétrica e mecânica, além de incentivar a pesquisa e o uso de materiais recicláveis para a construção de projetos, e promover a solução de eventuais problemas.

Apesar da robótica ser associada a matérias como física e matemática, seu estudo também auxilia em outras áreas da grade curricular, pois contribui para o pensamento crítico do aluno.

Além de dar um upgrade para o histórico escolar da criança, esse estudo prepara o aluno para os desafios da vida adulta, pois promove diversas habilidades que são desenvolvidas gradativamente nas aulas.

 

4 habilidades que a Cultura Maker ajuda o estudante a desenvolver:

 

Por ser um curso que estimula o pensamento ativo e a liberdade criativa da criança, a robótica promove diversas habilidades para o desenvolvimento do aluno, sendo elas:

 

1) Proatividade:

O aluno deixa de ser espectador e passa a assumir uma postura mais responsável sobre os seus estudos, pois há o desenvolvimento do senso de protagonista, além do despertar da curiosidade da criança.

 

2) Raciocínio Lógico:

Por ser uma aula que desafia o estudante a buscar a solução mais viável para a resolução do problema, o aluno desenvolve a habilidade de manter o equilíbrio emocional e a concentração necessária para solucionar os mais diversos desafios, tanto na vida profissional quanto pessoal.

 

3) Desperta a criatividade:

Junto com o raciocínio lógico, a robótica estimula o pensamento “fora da caixa”, pois faz com que a criança busque por soluções rápidas e criativas para resolver as situações.

 

4) Prepara para o mercado de trabalho:

Cada vez mais o mercado de trabalho busca profissionais que possuam características como flexibilidade, pensamento crítico, habilidade para resolver rapidamente os mais diversos problemas e proatividade, e a cultura maker é uma das responsáveis para plantar essa sementinha no aluno.

 

Preocupada com o futuro das crianças, a Zero Dúvida é grande parceira do estudante e oferece curso de robótica educacional para que o aluno vá ao infinito e além, colocando sempre a mão na massa. Acesse o nosso site e vivencie o futuro!


Leia mais