26/04/2021

5 dicas de organização nos estudos

5 dicas de organização nos estudos

Para ter sucesso em qualquer atividade da vida é preciso ter muita persistência, e nos estudos não é diferente. Se você deseja se dar bem em testes, provas e concursos é preciso criar uma rotina de estudos que propicie um ambiente saudável e organizado.

Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar na organização para estudar melhor.

Então, vamos lá!

1- Reserve um local para estudar

Escolha um espaço da casa que seja mais silencioso, iluminado e arejado. É essencial ter uma mesa e cadeira que proporcionem conforto para os estudos e ter todos os materiais necessários por perto.

Ter um local "isolado" e longe de distrações (celular, televisão, rádio, etc) vai te ajudar a assimilar melhor os conteúdos e melhorar a qualidade do seu estudo.

2- Defina seu horário de estudo

O período de estudo pode variar de acordo com a rotina e os costumes de cada pessoa. Algumas preferem estudar pela manhã, quando a cabeça está mais "fresca", enquanto outras preferem a noite, quando o silêncio chega, mas isso vai variar de pessoa para pessoa.

Entenda como funciona seu corpo e defina um cronograma compatível a ele.

3- Monte seu cronograma

Defina uma rotina para seus estudos. Saber o que, quando, onde e com quem estudar vai te ajudar a definir um cronograma detalhista que atenda a sua necessidade.

4- Descubra seu método de estudo

Já parou para se perguntar qual método você mais gosta de estudar? Será lendo, ouvindo ou escrevendo?

Nesse ponto é importante descobrir qual método se encaixa melhor com seu perfil e rotina, já que cada pessoa aprende de uma forma particular.

5- Faça pausas

Tão importante quanto focar nos estudos é saber o momento de descansar. Uma mente tranquila e uma noite bem dormida serão importantes no seu processo de aprendizado.

Curtiu o texto? Clique aqui para saber mais sobre o Zero Dúvida e nossos combos de reforço escolar virtual.

Compartilhe o Zero Dúvida em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube

Texto: Jefferson Neves
Revisão:Gabriela Santana 


Leia mais