19/02/2021

A importância do reforço escolar

Por muito tempo o uso do reforço escolar era encarado com certo preconceito ou algo vergonhoso, como se a criança não tivesse a capacidade de aprender o conteúdo ministrado, mas esse pensamento mudou, e hoje o reforço escolar é encarado como um excelente auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de crianças, jovens e adultos.

Com a chegada da internet e o advento das redes sociais o reforço escolar ganhou outras facetas, tendo se digitalizado para atender as novas demandas tecnológicas oriundas da revolução digital.

Reforço escolar é um suporte pedagógico que visa dar sustentação as disciplinas ministradas em sala de aula, a fim de melhorar o desempenho do aluno, utilizando-se de técnicas de fixação com conteúdo dinâmicos e descontraídos.

Outro benefício importante do reforço escolar é que muitas vezes o aluno necessita de uma linguagem de ensino diferente da que é transmitida na escola.

 

Como saber se a criança precisa de reforço escolar?

A melhor forma de saber se a criança precisa ou não de reforço escolar e fazendo o acompanhamento das notas através do boletim. Se seu filho mantinha uma rotina de nas notas e de uma hora para outra o rendimento começar a cair, esse pode ser um sinal de que algo está acontecendo e precisa ser resolvido o quanto antes.

Manter um diálogo constante com a escola é uma ótima oportunidade de identificar como anda o rendimento escolar da criança. Os pontos que o professor irá observar no comportamento do aluno são:

 

•A falta de organização na entrega das atividades propostas;

•A falta de interesse durante as aulas;

•A falta de confiança e baixa autoestima;

•O esquecimento de materiais correspondentes a matéria;

•A necessidade de chamar atenção em sala de aula todas as vezes que o conteúdo é abordado.

 

Em que a falta do reforço escolar pode refletir na vida da criança?

Se a criança apresentar alguma dificuldade em sala em aula e não for devidamente acompanhada pelos pais ou professores, a probabilidade dela vir a desenvolver alguma dificuldade refletirá de forma eminente em seu futuro dentro ou fora da escola.

Por isso, é extremamente importante que pais e escolas trabalhem em conjunto para identificar se o rendimento escolar do aluno está acompanhando as expectativas pedagógicas ou se existirá a necessidade de um acompanhamento diferenciado, seja na própria escola ou com o uso de um reforço escolar especializado.

Essa falta de dedicação reflete diretamente no processo de formação. Essa criança poderá se tornar um cidadão relapso, sem interesse em crescer pessoal e profissionalmente, simplesmente porque não entendia a matéria passada.

 

Onde encontrar reforço escolar gratuito?

Existem várias plataformas que oferecem aulas de reforço escolar online, mas o Zero Dúvida é uma excelente alternativa pois tem como objetivo complementar as atividades escolares do aluno através de um estudo dosado, permanente e evolutivo, proporcionando aos pais e responsáveis a segurança de que seu filho receberá um conteúdo confiável.

Para isso, contamos com um time de professores especializados em potencializar o processo de ensino- aprendizagem e aumentar o desempenho dos alunos através de um conteúdo diferenciado e didático, livre de anúncios e pautado em todas as normas da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

 

 

Curtiu o texto? Clique aqui para saber mais sobre o Zero Dúvida e nossos combos de reforço escolar virtual.

Compartilhe o Zero Dúvida em suas redes sociais, Instagram, Facebook e Youtube

 

Texto: Jefferson Neves
Revisão:Gabriela Santana 


Leia mais